Nesta página informamos os eventos que ocorrem na USP e  outros que tenham relação com nossa linha editorial, independente de acontecer na Universidade de São Paulo. (informados ao blog ou que tomamos conhecimento. Caso tenha ou saiba de algum evento que queira divulgar neste espaço, encaminhe para o e-mail universidadequem@gmail.com)

ACONTECE NA USP + OUTROS


Calendário de junho:

Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

1

Debate:

Pelo direito de greve e democracia na universidade

2

Seminário

Gramsci e a Cultura: uma discussão sobre nacional-popular na contemporaneidade

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Anúncios

2 Respostas to “ACONTECE NA USP”

  1. Julio Zanella Says:

    Cara Conceição:
    Veja este evento na Medicina da USP
    4º SIMPÓSIO DA USP AVANÇOS EM PESQUISAS MÉDICAS

    Dias 30/09 e 1º/10 – Centro de Convenções Rebouças, São Paulo

    Medicina da USP revela o melhor de sua produção científica

    Maior universidade do país apresenta 650 pesquisas realizadas nos 62 laboratórios de investigação médica

    Alterações genéticas associadas à evolução do câncer; a detecção precoce de tumores; as perspectivas do uso do genoma humano; as doenças do envelhecimento e as provocadas pela vida urbana são alguns temas tratados no Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas, que acontece nos próximos dias 30/09 e 1º/10, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

    Com apresentação de cerca de 650 pesquisas, 900 inscritos e três convidados estrangeiros, o evento é organizado pelos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Criado no final da década de 60, o Instituto dos LIMs é considerado o maior centro de pesquisa médica da América Latina, com 62 laboratórios e 200 grupos de pesquisas.

    Nos últimos 10 anos, o número de pesquisas triplicou, o de artigos científicos aumentou em 400% e o de teses de doutorado dobrou. A captação de recursos das agências de fomento pulou de R$ 8,5 milhões para R$ 34,7 milhões. “Este avanço é resultado da consolidação do modelo Fapesp de financiamento à pesquisa, do aumento dos recursos para investimento em ciência e tecnologia no País e da qualidade do aluno que vem estudar em nossos cursos na área médica”, aponta José Eluf Neto, diretor-executivo do LIM.

    O objetivo do evento é divulgar os principais estudos e promover a integração dos grupos de pesquisas. Em 2000, foram desenvolvidas 29 pesquisas colaborativas entre dois ou mais laboratórios. Em 2008, o número chegou a 191. “O que demonstra que a medicina pesquisada na USP está cada vez mais multidisciplinar”, enfatiza o professor Geraldo Busatto Filho, que preside a comissão organizadora do Simpósio.

    Outra meta é impulsionar a transferência de conhecimento gerado na USP em benefício dos pacientes atendidos no Hospital das Clínicas. “O Brasil ainda tem dificuldade de transformar ciência em patentes, mas já há muitos procedimentos sendo aplicados na prática clínica, baseados em critérios rígidos de avaliação”, afirma Eluf.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s