Eleições da FEUSP: vence a profª Lisete Arelaro

Por Chico Cabral

Com muita felicidade venho a este blog dizer que a prof. Lisete Arelaro venceu a consulta à comunidade com mais da metade dos votos, seguida de Leandro de Lajonquière e Oriosvaldo de Moura. A congregação respeitou a decisão da consulta quanto ao primeiro colocado, mas estranhamente a ordem dos outros foi invertida. Apesar do fato ser estranho, parece-me de pouco relevância, visto que há o compromisso de que caso a reitoria não respeite a decisão da comunidade os demais candidatos não assumirão a diretoria da unidade.

Seguem os números:

Categoria Alunos Docentes Funcionários Total
Total parcial 100 100 100 300
Leandro 15,1 31,5 43,6 90,3
Lisete 77,4 40,2 34,9 152,5
Ori 7,3 27,2 21,5 55,9
Brancos 2,2 2,2
Nulos 1 voto 5 votos 2 votos

* os nulos não contam para fazer as porcentagens

Um passo importante para aqueles que acreditam em uma universidade pública, gratuita, de qualidade e com amplo acesso da população. Seja porque o processo feito na FEUSP abre espaço para que outras unidades reivindiquem um procedimento democrático, mesmo sem a necessária mudança estatutária, seja porque a presença de Lisete nos fóruns de representação da universidade pode impulsionar um importante movimento de polarização dentro das estruturas de poder existentes.

Agora resta saber se nosso magnificentíssimo reitor 4Rodas irá respeitar a decisão da comunidade. Em recente entrevista no programa Provocações o reitor, ao ser questionado sobre sua situação como escolhido mesmo sendo “segundo da lista”, afirmou: “É um pouco diferente, por exemplo, do reitor que escolhe em lista tríplice diretores. Eu até o momento, salve circunstâncias exepcionalíssimas, que eu espero que não haja, justamente dentro da valorização das unidades tenho escolhido o primeiro da lista.

Será que estamos frente a uma circunstância exepcionalíssima? Resta aguardar para descobrir.

Anúncios