Dia Internacional, de luta, da Mulher!

Por Universidade para quem?

Não se nega o avanço sobre o tema “papel da mulher na sociedade”; há de fato uma abordagem melhor da sociedade sobre a mulher, integrante e procriadora da realidade, de diálogo e sobretudo mudança social. Contudo, este avanço não é, nem de longe, o esperado e o lutado pelas trabalhadoras e pelos movimentos sociais.

A mulher ainda não consegue viver dignamente em uma estrutura arcaica e massacrante onde precisa escolher entre ser mãe e trabalhar, e caso seja necessário trabalhar e ser mãe – duas atividades importantes juntas –, é colocado como “escolha” individual, e que se arque com as leis inexoráveis de um sistema abusivo e retalhador da vida.

É assustador ver o papel que o corpo da mulher cumpre em propagandas “devassas” de cerveja: a sexualização da mulher se transforma em propagandas para vendagem, o que caracteriza o abuso da mulher, reduzindo-as a meros pedaços de carne que geram lucros para as empresas.

A mulher tem que lutar contra a exploração, contra o imperialismo, pela educação dialética, contra o racismo…deve lutar pela emancipação final. Mas deve lutar também pela própria libertação dentro da sociedade – por salários iguais, por jornadas de trabalho iguais, por respeito,  por organização e organicidade como individuo que carrega a escolha entre ser ou não ser mãe.

Importante dizer que não reivindicamos o cavalheirismo burguês ou feudal do homem à mulher, frente a isso deve existir a humanização e a consideração pela mulher capaz de trabalhar, de cumprir funções que os homens jamais cumprirão, de escolher e ser livre moralmente e fisicamente, e em todos  os outros sentidos, mas sobretudo de ser um individuo politizado, lutador e resistente. E se suporta as demandas físicas e biológicas que obrigam à função de ser geradora de lutadores, é mais que justo que ela tenha todo o respeito que merece.

Por tudo isso, convocamos a todas e todos às atividades e aos atos no dia internacional da mulher. Um dia de reflexão e luta, não de bombons e flores!

Anúncios