cartaz_usp_colorDe 25 à 27 de agosto

Prédio da Geografia/História

A greve do primeiro semestre de 2009 na USP ficará marcada pela latência da crise das instituições de poder e representatividade da Universidade. A negação do diálogo e a (in)conseqüente opção da reitoria pela entrada do aparato militar para repressão da greve dos funcionários propiciou uma rápida resposta de parte da comunidade universitária, indignada com a presença da PM no campus para “mediar” as relações entre as categorias. Os estudantes do curso de História e Geografia deliberaram por greve como reação imediata à essa atitude. Durante o mês de junho o que se viu foi uma intensa mobilização nos dois cursos e um grande salto qualitativo nos debates sobre a estrutura autoritária de poder que a USP possui, a maneira como o poder público sistematicamente criminaliza os movimentos sociais, bem como projetos que a reitoria e o Estado procuram passar goela abaixo da comunidade acadêmica, com nenhuma discussão, caso, por exemplo, da UNIVESP.
A greve permitiu que essas questões fossem escancaradas, problematizadas: do jeito que a USP está, não pode ficar. Se hoje a greve não se demonstra necessária como fora nos últimos dois meses, suas
pautas continuam válidas, devendo ser expandidas e aprofundadas pela comunidade acadêmica. Indo além: devem estabelecer relações com a sociedade e com os movimentos que buscam transformá-la (sendo, por isso, reprimidos pelo Estado). Nesse sentido, o comando de mobilização unificado da Geografia/História, criado desde o início da greve, propõe uma semana de debates logo para o início deste segundo semestre – há muito o que discutirmos e fazermos! Há muita vontade para mudar. Aqueles que pensam que o movimento arrefeceu… Enganam-se!

Programação
(todas as atividades iniciaram às 17horas, com término previsto às 20horas)

Terça-feira (25/08) :: Anfiteatro de Geografia
Debate sobre Estrutura de Poder
José P. Neto Queiroz (DG – FFLCH)
Carlos Guilherme Mota (DH – FFLCH)
Pablo Ortellado (EACH)
Maria Christina Thomé (Pós-graduada em História-FFLCH)

Quarta-feira (26/08) :: Anfiteatro de Geografia
Painel sobre UNIVESP
César Minto (ADUSP)

Quinta-feira (27/08) :: Espaço Aquário
Roda de discussões sobre Criminalização dos Movimentos Sociais
Várias entidades

Sexta-feira (28/08) :: Espaço Aquário
FESTA SKOL A UM REAL!!!

http://2009uspgreve.livejournal.com/

cartaz_usp_color

Anúncios