Provavelmente a primeira atlética do mundo (quiçá do universo, não temos nenhum dado concreto) a declarar greve.  Atlética combativa, de luta. Diferente de outras, que recebem dinheiro da faculdade e ficam de rabo preso. Viva a Atlética da FFLCH!!! AAAOA (Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade).

Futsal da FFLCH protesta contra a PM

Pedro Maino, originalmente publicado no dia 02/07/09

Time da FFLCH conversa durante o intervalo; faixa protesta contra a PM no campus (foto: Pedro Maino)

Time da FFLCH conversa durante o intervalo; faixa protesta contra a PM no campus (foto: Pedro Maino)

O time de futsal masculino na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) realizou no último dia 21 um protesto inédito contra a presença da Polícia Militar no campus. Na partida que definiu sua volta à Série Azul da Copa USP (primeira divisão do torneio), os atletas entraram carregando faixas e, ao som de torcedores que compareceram à partida, pediam a saída da PM (o que aconteceu no dia seguinte). Nunca antes em competições uspianas algo do gênero havia sido feito. Goleiro da FFLCH, José Felix Júnior, disse que a atlética da faculdade é a favor da greve. Normalmente, as entidades esportivas se posicionam contra as paralisações pelo fato destas afetarem o andamento das disputas e gerarem problemas financeiros com o aluguel de quadras. “Os times da FFLCH não estão nem treinando no Cepeusp [Centro de Práticas Esportivas da USP], pois este foi aberto pela PM”, afirmou. Inicialmente, o local havia sido de fato aberto graças a uma liminar obtida pela Reitoria. Em quadra, a FFLCH bateu a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) por 3 a 2 nas semifinais da Série Laranja e garantiu o acesso à elite uspiana, assim como a equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Na Série Azul, Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) e Escola Politécnica (Poli) jogam a final neste sábado, 4 de julho, às 17h20. No futsal feminino a decisão da Série Azul será disputada também no próximo sábado, às 16 horas. A EEFE encara a Faculdade de Economia e Administração (FEA). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FEA) e o time do curso de Nutrição conseguiram o acesso à primeira divisão.

Reinício das outras modalidades

A reabertura do Cepeusp possibilitou a retomada da Copa USP nas demais modalidades coletivas. Basquete, handebol, volei e futebol de campo tiveram suas partidas retomadas após paralisação de dois meses. Desde o último dia 20, as disputam vêm ocorrendo normalmente, mas serão interrompidas novamente pelas férias. Devido ao tempo perdido e à nova parada, os jogos serão prorrogados até agosto. A diretora da Liga Atlética Acadêmica da USP (Laausp), Gabriela Nunes, já havia afirmado ao JC que a meta da entidade é terminar a competição. Desta forma, a realização dos Jogos da Liga, torneio tradicionalmente jogado no segundo semestre, está em xeque.

Originalmente publicado em: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2009/07/futsal-da-fflch-protesta-contra-a-pm/

Anúncios