Segundo informações seguras e confirmadas, 15 pessoas foram intimadas a prestar depoimento na 3ª Delegacia Seccional (Oeste) Pinheiros, a partir do dia 10/07/09. Até agora somente estudantes foram confirmados, mas professores e funcionários podem ter sido chamados, como no começo do inquérito.

ocupaPelo pouco que se sabe, o inquérito, que havia sido aberto em 2008, ficou paralisado por um tempo e agora reaberto, chamando para depor pessoas que supostamente participaram do movimento de 2007.

Agora resta saber se: a reabertura do inquérito sobre a ocupação deve-se à presente greve, buscando pressionar o movimento, desestimulando-o, ou é mera coincidência. A primeira hipótese é mais plausível. O governador José Serra nunca digeriu o que foi forçado a fazer por conta da Ocupação da Reitoria da USP em 2007, cuja ação derrubou, ao menos parcialmente, os decretos que solapavam a autonomia das universidades, além de contribuir em larga medida na demissão do então Secretário do Ensino Superior doutor José Aristodemo Pinotti.

De qualquer forma, é responsabilidade do atual movimento reunir novamente as forças, para que nenhuma pessoa da Ocupação de 2007 ou do presente movimento seja punida, visto que ambos são plasmados pela justeza de suas causas, através de ação política na defesa da universidade e da coisa pública.

Anúncios